No país, entre 2022 e 2025, a reprovação caiu 62%, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%. Foto: Luís Fortes/MEC
Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Inep nesta sexta-feira (26), mostram melhora significativa nos indicadores do ensino médio da rede pública em Mato Grosso do Sul.
Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar no estado caiu de 5,1% para 0,9%. No mesmo período, a reprovação recuou de 12,1% para 3,9%. Já a distorção idade-série também apresentou queda, passando de 27,7% para 20,8%, indicando avanço na permanência e no fluxo escolar dos estudantes.
Em nível nacional, os resultados seguem a mesma tendência: a reprovação caiu 62%, o abandono escolar 61% e a distorção idade-série 28% no período analisado. A taxa de aprovação também cresceu 11% no país.
O Ministério da Educação atribui parte dos resultados a políticas públicas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de melhorias no Enem e outras ações voltadas à permanência dos estudantes.
Os dados também indicam maior participação de concluintes da rede pública no Enem, com aumento de 46% nas inscrições entre 2022 e 2025. Já a taxa de jovens fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em um ano, segundo a Pnad Contínua Educação, do IBGE.
0 comentários