O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, da cerimônia que oficializou a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), iniciativa que permite a renegociação de débitos com a União e reduz significativamente o valor das parcelas mensais pagas pelo governo fluminense.
Durante o evento, Lula afirmou que a medida dará mais capacidade de investimento ao estado. Segundo ele, o Rio deixará de desembolsar valores bilionários mensalmente para quitar a dívida, permitindo que os recursos sejam direcionados para áreas prioritárias da administração pública.
O presidente também destacou a responsabilidade da gestão estadual na aplicação dos recursos economizados. “Vai sobrar mais dinheiro para o governador administrar o Rio de Janeiro”, afirmou.
De acordo com o Palácio do Planalto, a prestação mensal da dívida cairá de cerca de R$ 490 milhões para aproximadamente R$ 113 milhões, com reajuste gradual ao longo dos próximos cinco anos. Atualmente, a dívida do Rio de Janeiro com a União ultrapassa R$ 237 bilhões, segundo dados do Tesouro Nacional.
Lula ainda ressaltou que os problemas financeiros do estado são históricos e defendeu que o alívio fiscal proporcionado pelo Propag seja utilizado para impulsionar investimentos e melhorar os serviços oferecidos à população.
Na terça-feira (23), o presidente permanece no Rio de Janeiro para inaugurar a primeira etapa das obras da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, considerada uma das principais intervenções de infraestrutura viária do país.




0 comentários