A sessão ordinária desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Campo Grande, foi marcada por um momento de forte emoção e reflexão após a participação do advogado e turismólogo Tiago Pitthan na tribuna da Palavra Livre. Diagnosticado com câncer em estágio terminal e sob cuidados paliativos, Tiago levou ao plenário um tema sensível e urgente: o direito de morrer com dignidade. “Eu estou morrendo, mas o que importa é estar vivo e estou vivendo…Não é uma fala sobre mim. É uma fala sobre a dignidade da morte (…) e o que esta Casa pode fazer é lutar pelo direito da pessoa decidir como vai morrer”, disse.
Conhecido nacionalmente após decidir organizar o próprio velório em vida para poder participar dele — uma celebração marcada para o dia 30 de maio, reunindo músicos, amigos, familiares e momentos de alegria — Tiago utilizou a tribuna para pedir que o Legislativo municipal abrace o debate sobre cuidados paliativos, ortotanásia, sedação paliativa, testamento vital e a discussão em torno da eutanásia no Brasil.
Durante sua fala, Tiago ressaltou que deseja usar sua voz para representar milhares de pacientes terminais que não conseguem mais se manifestar. Ele também solicitou que a Câmara realize uma audiência pública sobre o tema, uma campanha de informação sobre as leis já existentes e encaminhe uma moção ao Congresso Nacional pedindo avanço na discussão de projetos relacionados à morte digna.
Após o pronunciamento, o vereador Dr. Lívio se solidarizou com Tiago e destacou a importância de ampliar o debate sobre o sofrimento enfrentado por pacientes em fase terminal.
“Sua fala para essa pauta, que é uma pauta nacional, é algo que precisa ser discutido realmente. Muitas vezes, como médico, vimos pacientes em UTIs e hospitais sofrendo profundamente, e isso nos consome por dentro. Não apenas vemos pessoas morrerem, mas muitas vezes vemos um sofrimento extremo, mesmo diante de todos os esforços médicos”, afirmou o parlamentar.
Médico legista e integrante da Comissão de Saúde da Casa, Dr. Lívio destacou ainda que a discussão precisa acontecer com responsabilidade ética e foco na dignidade humana.
“Precisamos avançar como civilização, mas também com cuidado para que não haja banalização de práticas como o suicídio assistido ou a eutanásia. Dentro dos critérios éticos e da dignidade da pessoa humana, esse é um debate necessário”, pontuou.
O vereador também afirmou que como membro da Comissão de Saúde, juntamente com o vereador Dr. Vitor Rocha, vão promover uma audiência pública na Casa de Leis sobre o tema, envolvendo especialistas, pacientes, familiares e representantes da sociedade civil.
Ao final, Dr. Lívio agradeceu a coragem de Tiago em transformar sua própria experiência em um chamado à reflexão coletiva.
“Obrigado pela oportunidade de estar aqui e por nos trazer uma pauta de tamanho significado”, concluiu.
Fotos: Izaias Medeiros
Assessoria de Imprensa do Vereador








0 comentários