O Tenente Coronel Benedito Campos Couto foi uma figura legendária da Polícia Militar de Mato Grosso. Nascido em Cuiabá, cursou a Academia de Polícia do Barro Branco em São Paulo. Como Capitão assumiu a Delegacia de Polícia e o Comando do Destacamento Policial do município. No Governo de Fernando Correa da Costa (1960-1965) atingiu o cargo de Delegado Especial da Zona Sul de Mato Grosso, com 34 delegacias sob sua jurisdição.
O Tenente Coronel PM Benedito Campos Couto foi morto em uma emboscada, com um tiro em Campo Grande, aos 44 anos, por ato de vingança em 20 de julho de 1972, executado por Antônio Estevão de Marães, o Antônio Verdureiro.
O assassino era réu confesso de outro crime ocorrido em Terenos no início da década de 60, pela morte do vereador Hans Peters, quando se entregou à polícia em Campo Grande. Na época o Delegado Titular era o Major Benedito de Campos Couto, que foi jurado de morte por Marães, e após cumprir sua pena, assassinou o Coronel Couto.
O crime mobilizou a PM do Estado inteiro, a partir de Campo Grande com a finalidade de capturar o assassino, encontrado em poucas horas e, que ao reagir, foi morto pela PM.
Considerado herói da Corporação, por lei estadual, sancionada pelo Governador Reinaldo Azambuja, o Tenente Coronel PM Benedito Campos Couto dá nome ao 1° Batalhão da PM e a uma rua em Campo Grande.
Tenente Coronel Couto deixou a viúva Tilia Henriqueta Guizzo Couto (falecida em 2022) e seis filhos: Carlos Magno Couto, Graziela Guizzo Couto, Carla Guizzo Couto, Gustavo Henri Couto, Annelise Guizzo Couto Correa e Luiz Antiocho Couto.
O Vereador Coronel Villasanti foi o proponente da Sessão Solene Medalha Mérito Legislativo Tenente Coronel da Polícia Militar Benedito Campos Couto, realizada nesta quarta-feira (27/11), às 19h no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal de Campo Grande.
Foram homenageados pelo Coronel Villasanti cinco Policiais Militares: Tenente PM Cosme Lescano de Ávila, a Sargento PM Cristiane Louzada Ferreira de Oliveira, a Tenente Coronel PM Wilmar Fernandes e o Tenente Coronel PM Rigoberto Rocha da Silva além do Coronel Renato dos Anjos Garnes Comandante Geral de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul – PMMS e do advogado criminalista Carlos Marques Couto, filho do Tenente Coronel da Polícia Militar Benedito Campos Couto, que dá nome à Medalha, que falou em nome de todas as famílias dos homenageados.
Cosme Lescano de Ávila, conhecido como Tenente Ávila, nasceu em Nioaque (MS), é casado com Cleide Maria Salvador de Ávila e pai de três filhos. Em março de 1984, Ávila ingressou na Polícia Militar, como soldado, formou-se como Sargento no CFS (Curso de Formação de Sargento) em 1985 e foi transferido para a 9ª Cia Independente de Polícia Militar de Paranaíba e, em janeiro de 1986, assumiu como Sargento o Comando do Destacamento da Polícia Militar de Aparecida do Taboado, onde permaneceu até abril de 1993.
De 1993 a 2006, foi destacado para a Polícia Militar Rodoviária, onde neste mesmo ano montou e integrou a equipe da Polícia Militar Ambiental em Aparecida do Taboado, prestando serviço até 2008.
Em 2009, retornou ao comando da PM de Aparecida do Taboado, função que desempenhou até 2013. No ano seguinte, participou de um curso para se tornar Oficial (CHO), e em 2014, aposentou-se como Tenente da Polícia Militar.
Tenente PM Ávila ingressou na política em 2020 em Aparecida do Taboado, a convite do atual prefeito José Natan e amigos, filiando-se ao PSL (Partido Social Liberal). No mesmo ano, concorreu como vice-prefeito e foi eleito (Administração 2021-2024), e reeleito em outubro de 2024 pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) para o mandato de 2025-2028, consolidando sua atuação política em Aparecida do Taboado.
A Sargento PM Cristiane Louzada Ferreira de Oliveira, nasceu em 29 de setembro 1978, em Americana (SP), casada há 29 anos com Ronival Braga de Oliveira, mãe de quatro filhos, se formou em Direito pela FGC/Facsul e pós-graduou em Gestão de Segurança Pública, Gestão Social, Segurança Pública, Criminologia, (pela Facuminas), Gestão em Saúde e atualmente cursando Pós-Graduação em Gestão de Negócios, Inovação e Liderança, pela Insted.
Ingressou na PMMS em 1998, onde serviu em diversas Unidades da Polícia Militar, sendo as últimas no 1ºBPM, Academia da Polícia Militar e atualmente está lotada no Gabinete do Subcomandante Geral.
É a atual Presidente do Conselho Fiscal da Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul – ACSPMBM-MS e Conselheira de Administração da Cassems.
O Tenente Coronel PM Wilmar Fernandes nasceu em 06 de setembro de 1975, em Campo Grande (MS), filho de Izidoro Fernandes e Marilene Cavalheiro Fernandes, casado com Laura Rodrigues Reimer Fernandes e pai de Leticia e Gabriel Reimer Fernandes.
É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco – Polícia Militar do Estado de São Paulo, bacharel em Direito, pela Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, bacharel em Gestão de Recursos Humanos Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande e pós graduado em Inteligência Policial pela Universidade Unyleya em Brasilia-DF, em Gestão Financeira pela Faculdade Insted, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMMS e Curso Superior de Polícia na PMMS.
Foi Comandante de guarnição ROTAC de 2007 a 2008, Comandante do Canil da CIGCOE de 2008 a 2009, Comandante da ROTAC de 2009 a 2011, Comandante do GATE de 2011 a 2013, Oficial Supervisor de Operações da Coordenação Geral de Operações da Força Nacional de Segurança de 2013 a 2014, Chefe da Agência Local de Inteligência do BOPE de 2014 a 2018, Subcomandante do BOPE de 2016 a 2018 e Comandante do BOPE de 2018 a 2020.
Wilmar Fernandes também foi Comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária de 2020 a 2023, Subcomandante do Comando de Policiamento Especializado da PMMS em 2023 e atualmente é o Diretor do Departamento de Operações de Fronteira da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
O quarto homenageado é o Tenente Coronel PM Rigoberto Rocha da Silva, casado com a Sra. Daniela Ribeiro Charro e pai de Luara, Isadora e Maitê.
É Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Choque há mais de 03 anos, e sempre trabalhou e operou nessa área especializada da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, focada no combate ao crime.
Para o Vereador Coronel Villasanti este evento foi proposto como mais uma forma de homenagear a Corporação, onde cada um dos integrantes arrisca sua vida todos os dias para proteger a população.
“Como integrante da Polícia Militar por mais de 30 anos, é uma honra poder ver homenageados tantos irmãos de farda. É uma sensação de dever cumprido, poder homenagear em conjunto com meus pares vereadores, tantos Policiais Militares que nos enchem de orgulho cada um deles com histórias diferentes sempre em busca de uma sociedade mais humana, digna e segura”, destacou o vereador.
Vanusa Menegazzi
Assessoria de Imprensa do Vereador
0 comentários