..::data e hora::.. 00:00:00

Mounjaro é aprovado pela Anvisa como remédio para emagrecimento

por | jun 9, 2025 | Últimas notícias | 0 Comentários

Anvisa dá sinal verde para o uso do medicamento no combate à obesidade, além da diabetes

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta segunda-feira (9/6) o uso do medicamento Mounjaro como tratamento para emagrecimento. Já indicado para o controle da diabetes tipo 2, a caneta agora também poderá ser prescrito no combate à obesidade como mais uma opção no auxílio à perda de peso no Brasil.

Desde abril de 2025, a Anvisa determinou que medicamentos como Mounjaro, Wegovy e Ozempic, conhecidos como “canetas emagrecedoras”, só poderiam ser vendidos com retenção da receita médica. A medida foi adotada para reforçar o controle sobre a prescrição desses remédios, devido aos riscos associados ao uso indiscriminado.

Veja as fotos

Abrir em tela cheia

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Alguns desses medicamentos já eram aprovados no país para o tratamento da obesidade e podiam ser indicados por médicos como aliados no processo de emagrecimento. Agora, o Mounjaro também entra oficialmente nesta lista. Com a nova autorização, ele se junta a opções como Povitztra, Olire e Saxenda no combate à obesidade.

No entanto, para que o Mounjaro seja prescrito com foco no emagrecimento, a Anvisa exige que o paciente apresente obesidade associada a pelo menos uma comorbidade. Comercializado no Brasil desde maio, O medicamento atua regulando os níveis de açúcar no sangue, mas também tem como efeito colateral a redução do apetite, o que contribui significativamente para a perda de peso.

Distribuído pela farmacêutica Eli Lilly, o tratamento tem um custo mensal que varia entre R$ 1.400 e R$ 2.384,34, dependendo da dosagem prescrita.

Ana Clara Andrade

0 comentários

Enviar um comentário