..::data e hora::.. 00:00:00

Intenção de consumo famílias cai após três meses de alta, em Campo Grande

por | out 3, 2025 | Últimas notícias | 0 Comentários

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande registrou queda neste mês de setembro comparado a agosto, ficando em 106,4 pontos ante os 107,2 do mês anterior, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A queda rompe um ciclo de alta que vinha desde junho.

Dos sete indicadores apurados, cinco apresentaram índices negativos neste mês. Entre as maiores variações estão o Perspectiva Profissional (-3,7), a Perspectiva de Consumo (2,0%) e Nível de Consumo Atual (-1,2).

A pesquisa aponta que 54,2% dos consumidores ouvidos estão mais seguros em relação à situação atual do emprego, em comparação ao ano passado, e a maioria (57,5%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Já em relação à renda atual, 53,4 % afirmam que está igual ao ano passado e 55,5% dos entrevistados estão comprando a mesma coisa, em relação ao mesmo período de 2022.

Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dede de Oliveira, é importante observar o cenário que se desenha para o último trimestre do ano, período tradicionalmente vital para o varejo. A recente liberação do 5º lote de restituição do Imposto de Renda, injetando recursos diretamente na economia, somada ao pagamento da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público, tende a impulsionar o poder de compra das famílias. “Esses fatores podem reverter a leve retração observada em setembro na ICF. O dinheiro extra no bolso dos consumidores, aliado à segurança no emprego e às expectativas profissionais positivas, pode gerar um ambiente mais favorável ao consumo nos próximos meses, mesmo que as variações atuais da pesquisa sugiram cautela. A confiança dos consumidores em relação à estabilidade da renda e do emprego é um alicerce importante para que esses recursos adicionais se transformem em vendas no comércio”, reflete.

Pesquisa – A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICF de setembro/2025 foram coletados nos últimos dez dias do mês de agosto/2025.

Confira a pesquisa:

icf ms setembro

0 comentários

Enviar um comentário