Com um olhar voltado para a diversidade e o empoderamento feminino, a Superintendência de Política de Direitos Humanos (SPD) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), em colaboração com a Loja Larga Roupas e a Escola de Mães Luz, realizou o evento “Beleza Inclusiva”.
O desfile de moda, que aconteceu na Galeria Victória, no bairro Tiradentes, contou com a participação de dez mulheres indígenas e cinco surdas e foi muito além da moda, propondo uma reflexão sobre a beleza como um direito fundamental.
Segundo a gerente de Proteção e Promoção da Diversidade da SAS, Bárbara Cristina Rodrigues, o evento “Beleza Inclusiva” teve como foco também a promoção do autocuidado feminino. As participantes foram escolhidas a partir do curso Cuidando de Mim, uma parceria entre a SAS e a Escola de Mães Luz, que promove capacitações com mulheres, rodas terapêuticas, cursos de qualificação e de artesanato. “A gente falou que ia fazer um desfile e fez o convite para as participantes do curso, e tivemos uma aceitação de 100%”, revelou Bárbara.
Com o projeto definido, a equipe da SPDH saiu em busca de parceiros para viabilizar o desfile. Foi então que o empresário Inácio Martins ofereceu o espaço da Galeria Victória, e a empresária Talita Trindade, da Larga Roupas, cedeu as roupas para o evento. O projeto ainda contou com o apoio da cabeleireira Sandra Vicenza, da maquiadora Luciana Mendonça e da responsável pelo grupo Caçadoras de Biju, Sílvia Tavares Farina, também idealizadora da Escola de Mães Luz, que realiza ações sociais em diversos bairros de Campo Grande.

Para o desfile, Sílvia foi responsável pela decoração e emprestou as bijuterias produzidas pelas mulheres assistidas pelas Caçadoras de Biju, que aprendem a transformar acessórios em peças que podem se tornar tendência. “Foi uma junção entre o poder público e a sociedade civil que viabilizou o projeto, porque acredito que a intersetorialidade é fundamental para o sucesso dessas parcerias”, pontuou Bárbara.
A superintendente de Política de Direitos Humanos da SAS, Priscilla Justi, destacou que a iniciativa reforçou a importância do cuidado com a saúde da mulher e, principalmente, a valorização da autoestima como pilar essencial para o bem-estar físico e emocional.
A ação também reafirmou o papel articulador da SAS, fortalecendo a rede de apoio e a visibilidade de mulheres de diferentes origens e contextos, por meio de parcerias estratégicas com a sociedade civil e o setor privado.
Identidades
Na opinião da Miss Simpatia Indígena 2025, Elika Andressa, que fez sua estreia na passarela, a realização de um desfile de moda inclusivo é fundamental para garantir que todos os grupos se sintam respeitados e representados em sua singularidade. Para ela, o “Beleza Inclusiva” materializou essa necessidade ao colocar na passarela mulheres surdas e indígenas, dando destaque a trajetórias, identidades e expressões culturais que muitas vezes são marginalizadas nos círculos tradicionais da moda.
“Foi uma experiência única, gratificante e muito importante para a valorização e representação das comunidades, mostrando nossa história de luta e tradição do povo Terena”, ressaltou Elika, que faz planos de seguir carreira como modelo, com o objetivo de desconstruir padrões estéticos e superar barreiras.

Também estreante nas passarelas, Waldirene da Cruz Primo, que é surda, aprovou a ação e demonstrou entusiasmo em participar de outras iniciativas. “Se eu tivesse oportunidade de me tornar uma modelo madura, investiria sim. Precisamos ter mais oportunidades em outros campos profissionais”, finaliza.
#ParaTodosVerem: Imagens do desfile com as modelos e as equipes organizadoras.
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Prefeitura convoca aprovados em concurso da saúdePrefeitura de Campo Grande convoca aprovados no concurso de professores da REMEDivulgado gabarito preliminar do Concurso para Professor da RemeConcurso para professor da Reme tem mais de 20 mil inscritos; provas acontecem neste domingoConcurso para professor: Prefeitura publica local e horário para a realização de provas
Campo Grande, 15/09/2025 às 15:09
Prefeitura convoca aprovados em concurso da saúde

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretária Municipal de Administração e Inovação (Semadi), publicou em edição extra do Diário Oficial da última sexta-feira (12) a nomeação de 85 profissionais aprovados em concurso da área da saúde.
Os profissionais, de diversas áreas, irão reforçar o quadro funcional nas mais diversas áreas de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Foram nomeados enfermeiros, farmacêuticos, médicos especialistas, administrativos, veterinário, técnicos de enfermagem, de radiologia e de saúde bucal, além de auxiliar de saúde bucal.
Maior concurso da história
O último certame realizado no ano de 2019 é considerado o maior concurso da história da saúde pública de Campo Grande. Já foram convocados mais de 1,5 mil profissionais de saúde. O número de profissionais é mais do que o dobro das 633 vagas previstas no edital.
Somente médicos, foram mais de 300 profissionais de distintas especialidades convocados. Na área de Enfermagem, foram mais de 400 novos profissionais chamados.
Para ter acesso ao Diogrande clique aqui e veja os nomes dos convocados a partir da página 15.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a fachada Prefeitura de Campo Grande.mos





0 comentários