A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu na manhã desta quarta-feira (30) a visita de 50 moradores de Chapadão do Sul, entre professores, técnicos e alunos que participam do projeto Câmara Vai à Escola. A proposta é que estudantes conheçam os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, para a promoção da cidadania.
Eles foram recebidos pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), que explicou como é o funcionamento da ALEMS e agradeceu o empenho de cada um de vir para a capital. “A gente está muito feliz de receber esses alunos, que estão se preparando politicamente nesse projeto louvável. Com muito orgulho eles visitaram cada departamento, como funciona, cada gabinete e ainda vamos proporcionar a eles a visita ao Bioparque Pantanal”, comemorou.
Eles puderam acompanhar a sessão ordinária, em que foram elogiados pelos deputados presidente Gerson Claro (PP) e 3º secretário Pedro Kemp (PT). “Aqui é a Casa da Democracia é importante a gente poder mostrar o trabalho que o Poder Legislativo faz pelo Mato Grosso do Sul”, disse o presidente. “Acho que o projeto deveria se chamar a Escola vai à Câmara e não o contrário”, brincou Kemp.
Acompanhando o grupo, o vereador Tucano (PSD) contou que o projeto iniciou em 2021 apenas no município e foi crescendo. Agora a visita se estende ao âmbito estadual, aos pontos turísticos de Campo Grande e de Brasília, onde também visitarão o Congresso Nacional e os demais poderes em âmbito nacional. “É muito gratificante levar as pessoas a terem o conhecimento de causa, do que cada poder faz. Vamos em várias escolas, levamos juízes, promotores, policiais e executores e nós do Legislativo. Os pais falam para nós que os alunos chegam com outra mente em casa. Tira o paradigma de ter medo de autoridades”, considerou.
Entre pos alunos, estava Estéfani Aparecida Souza Lúcio, do 9º ano da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, que disse que pensava em se tornar vereadora, mas se apaixonou com o âmbito do Direito e agora quer ser juíza. “O que mais me surpreendeu foi o poder que eles têm e exercem”, contou.
Já Mauro Filho, aluno do 9º ano da Escola Municipal Cecília Meireles, afirmou que se surpreendeu sobre a Assembleia Legislativa e que não pensava estar em um prédio tão imponente. “Eu já havia aprendido algumas coisas na escola, mas não é como estar aqui ao vivo. Aprendi bastante. Até quem sabe um dia eu possa me tornar político. Não tenho ninguém em especial que me inspira, mas quando eu vejo eles trabalhando, me parece bem legal. Depois dessa visita agora eu sei o que eles fazem, essa visita deu uma visão maior para mim”, destacou.
A coordenadora técnica pedagógica do 5º ao 9º ano, Erica Fernanda Duarte Oliveira, representou a Secretaria Municipal de Educação. “Que os alunos levem daqui uma ótima experiência, que a gente desenvolva a cidadania deles e que possamos motivar futuros gestores para a nossa cidade”.
Professor de Ciências e Biologia, Maycon José Nocchi, considera que muitas vezes “parece que tudo está muito longe”. “Essa visita aproxima mais, para entender melhor a função política e que eles saibam que eles também podem ser futuros políticos, que é todo um caminho para percorrer e contribuir para o bem da sociedade”, finalizou.
Por: Fernanda Kintschner Foto: Wagner Guimarães
0 comentários