Prioridade da presidência brasileira no G20, iniciativa busca angariar recursos para a implementação de políticas públicas eficazes no combate à fome e à pobreza no mundo.
A Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) tornou-se mais um membro fundador da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa, prioridade da presidência brasileira no G20, busca angariar recursos e conhecimentos para a implementação de políticas públicas eficazes para a redução da insegurança alimentar e da miséria no mundo.
“Como organização empresarial mundial, a ICC está numa posição única para aproveitar a experiência do setor privado para desenvolver soluções duradouras e escalonáveis para combater a fome no mundo de forma sustentável e equitativa”, explicou o secretário-geral da ICC, John W.H. Denton AO.
“Aplaudimos a iniciativa da Aliança Global e estamos comprometidos em promover soluções integradas e em grande escala para ajudar as populações mais pobres e vulneráveis do mundo. É mais um testemunho da importância do comércio internacional para erradicar a fome e a pobreza a nível mundial”, acrescentou.
Como membro fundador da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a ICC se junta à missão de apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza (ODS 1 e 2), reduzindo ao mesmo tempo as desigualdades (ODS 10). A Aliança também pretende revitalizar as parcerias globais para o desenvolvimento sustentável (ODS 17) e alcançar outros ODS interligados, defendendo transições sustentáveis, inclusivas e justas.
“A adesão da ICC é de fundamental importância para o sucesso desse esforço coletivo e representa mais um passo no combate à fome e à pobreza no mundo”, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
“A Aliança é uma proposta discutida e acordada com todo o G20 para ampliar a adoção de bons programas nacionais, em larga escala, para acabar com a fome e a pobreza no mundo. Apesar de ter nascido do G20, é aberta a todos os países, todas as organizações que quiserem aderir”, lembrou.
Leia também
• Alemanha adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo Brasil
Experiência
A Câmara reconhece que a fome e a subnutrição são consequências diretas da pobreza e da desigualdade e apoiará a Aliança aproveitando a sua experiência e rede criadas com a Iniciativa Agroalimentar da ICC, que serve como uma plataforma para partilhar conhecimentos e lições entre os setores público e privado no espaço agroalimentar.
Com base no estatuto de observador permanente da ICC junto à Assembleia Geral das Nações Unidas, a Iniciativa Agroalimentar da ICC desenvolveu parceria com as agências da ONU sediadas em Roma especializadas em alimentação e agricultura: a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
• Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
• Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Câmara Internacional do Comércio
0 comentários