Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, este tipo é mais comum em países de baixa e média renda, pois está intimamente ligado à desnutrição.
A Federação Internacional de Diabetes (IDF) reconheceu a diabetes tipo 5 como uma das diversas formas da condição de saúde. A mudança, na realidade, trata-se da renomeação do “diabetes relacionado à desnutrição”, que afeta principalmente adolescentes e jovens adultos magros e desnutridos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes tipo 5 é mais comum em países de baixa e média renda, pois está intimamente ligado à desnutrição, sendo mais comum na Índia, Tailândia, Uganda, Etiópia, Nigéria, dentre outros.
Veja as fotos
Abrir em tela cheia

Saiba como cuidar da taxa glicêmicaDivulgação

Especialista esclarece dúvidas sobre o diabetes, doença que afeta mais de 16 milhões de brasileirosFoto: Divulgação

Especialista esclarece dúvidas sobre o diabetes, doença que afeta mais de 16 milhões de brasileirosFoto: Divulgação

Medidor de glicoseReprodução convivendocomdiabetes.com
Essa é uma doença que acomete indivíduos jovens com menos de 30 anos e de muito baixo peso, com IMC abaixo de 18,5-19. Por acometer pessoas jovens e magras, muitas vezes esse tipo é confundido com o diabetes mellitus 1 (DM1), mas há muitas diferenças entre eles.
Conheça os diferentes tipos de diabetes
Tipo 1
A diabetes tipo 1 é causada pelo sistema imune do corpo, que ataca por engano as células produtoras de insulina no pâncreas. Essa reação autoimune pode ocorrer em qualquer idade, desde a infância até a velhice. Não está relacionada à dieta ou ao estilo de vida. Em vez disso, provavelmente resulta de uma combinação de predisposição genética e fatores ambientais desencadeantes, como infecções virais.
Tipo 2
É a forma mais comum da doença e está frequentemente associada a um IMC (índice de massa corporal) elevado. No entanto, também pode afetar pessoas com peso normal, especialmente aquelas com uma forte predisposição genética.
Tipo 5
Está relacionada à desnutrição durante a infância. A diabetes tipo 5 é mais comum em países mais pobres. Afeta cerca de 20 a 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Estas pessoas têm baixo peso corporal e falta de insulina. Mas a falta de insulina não é causada pelo sistema imune. Em vez disso, o corpo pode não ter recebido a nutrição correta durante a infância para ajudar o pâncreas a se desenvolver normalmente.
Diabetes gestacional
Desenvolve-se durante a gravidez, normalmente entre as semanas 24 e 28. É desencadeado por alterações hormonais que reduzem a sensibilidade do corpo à insulina. Os fatores de risco incluem excesso de peso ou obesidade, histórico familiar de diabetes e ter dado à luz um bebê grande em uma gravidez anterior.
Formas raras de diabetes
A diabetes neonatal surge precocemente na vida. Algumas das alterações genéticas afetam a forma como a insulina é libertada pelo pâncreas. Algumas pessoas ainda produzem a sua própria insulina, pelo que podem ser tratadas com comprimidos que ajudam as células do pâncreas a libertar insulina.
A diabetes do jovem adulto, ou Mody, surge mais tarde na vida e está associada a alterações genéticas. Existem várias alterações genéticas, com algumas afetando a forma como as células do pâncreas detectam o açúcar e outras afetando o desenvolvimento do pâncreas.
A diabetes tipo 3c é causada por danos no pâncreas. Pessoas com câncer pancreático, por exemplo, podem desenvolver diabetes após a remoção de partes do pâncreas. Também pode se desenvolver após pancreatite (inflamação do pâncreas).
Pacientes com fibrose cística também correm um risco maior de desenvolver diabetes. É a chamada diabetes relacionada à fibrose cística. O risco aumenta com a idade e é muito comum, com cerca de um terço das pessoas com fibrose cística desenvolvendo diabetes aos 40 anos.
0 comentários