Para tratar sobre os problemas relacionados à saúde pública da Capital, o vereador Maicon Nogueira esteve presente na primeira reunião do ano do Centro de Operações de Emergências (COE). Durante a reunião foram discutidas diversas pautas, como o aumento dos atendimentos nas unidades de saúde, especialmente em razão da alta de casos de doenças respiratórias e arboviroses.
Conforme o Executivo Municipal, foram adotadas medidas emergenciais para garantir mais médicos e enfermeiros nas UPAs e CRSs, novos medicamentos disponíveis, ampliação do Pronto atendimento Infantil, vacinação antecipada contra a gripe e unidades de saúde com horário estendido.
O vereador fez questão de cobrar o aumento de estoque de medicamentos e insumos para os trabalhadores da saúde. “Relatei os desafios sobre a segurança dos servidores e pedi a presença de um número maior de guardas civis nas unidades. Os sindicatos dos GCMs me pedem o apoio para aumentar os plantões direcionados dentro das unidades, isso transmite sensação de segurança para a população e sobretudo para o servidor”, garante.
O parlamentar também ressaltou que solicitou o aumento do número de leitos para desafogar as unidades de urgência de urgência e emergência nas unidades de saúde.
ATENDIMENTO ESTENDIDO
De acordo com a superintendente da Rede de Atenção Básica da SESAU, Ana Paula Resende, para desafogar as unidades de urgência e emergência, o órgão mantém o horário de atendimento estendido em duas Unidades de Saúde da Família (USF): Noroeste e Tiradentes, que agora funcionam até as 23h.
A ampliação do horário reduziu deslocamentos para outras unidades, melhorando a eficiência do atendimento. “Os números mostram que essa estratégia está funcionando. Estamos analisando a viabilidade de expandir esse modelo para outras unidades”.
Assessoria de Imprensa do Vereador
0 comentários