..::data e hora::.. 00:00:00

Maria Bethânia prestigia espetáculo estrelado por Renata Sorrah e emociona-se com homenagens prestadas a ela em cena

por | maio 19, 2025 | Últimas notícias

Maria Bethânia está duplamente presente em “Ao vivo [Dentro da cabeça de alguém]”,espetáculo que a Companhia Brasileira de Teatro apresenta no Teatro Carlos Gomes, centro do Rio de Janeiro. E, na noite do último sábado (18), a cantora esteve triplamente presente, digamos assim. Bethânia assistiu na ocasião ao espetáculo, escrito e dirigido por Marcio Abreu e que traz no elenco a atriz Renata Sorrah.

Numa cena, a atriz elenca fatos importantes ocorridos no país nas últimas seis décadas. Estão lá o “paredão” formado por grandes damas do nosso teatro na histórica Passeata dos Cem Mil, no Rio de Jneiro e, entre eles, a “cantora brasileira de longa cabeleira grisalha homenageada na avenida”. A fala alude à homenagem prestada pela Mangueira a Bethânia no enredo “A menina dos olhos de Oyá”, em 2016.

Bethânia acompanhou a apresentação com atenção quase silente. De quando em quando, sussurrava comentários de aprovação à encenação como “Essa menina é muito boa”. O elogio foi proferido após a atriz e cantora trans Bixarte cantar “Começaria tudo outra vez”, bolero de Gonzaguinha (1945-1991) gravado por Bethânia em 1977.

Temas relacionados à impermanência e à preservação (de fatos e da própria espécie humana) são abordados no espetáculo. No epílogo, com Renata sozinha no proscênio, ela enumera acontecimentos que gostaria que não fossem esquecidos. A voz de Gal Costa (1945-2022), a Constituição Cidadã de 1988 e as atuações de Fernanda Montenegro e de Juliana Carneiro da Cunha em “As lágrimas amargas de Petra Von Kant” estão entre seus destaques.

–  Maria Bethânia no show “Opinião” – elenca ela para em seguida acrescentar: – Maria Bethânia em todos os seus shows.

A fala arrancou calorosos aplausos do público que lotava o teatro. O mesmo se deu quando Sorrah destacou “uma sala de aula cheia de crianças”, numa demonstração de que arte e cidadania precisam caminhar lado a lado no Brasil.

E Renata Sorrah em cena é outro item que não pode ser apagado da memória afetiva do brasileiro.

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e reprodução/instagram (imagem)

0 comentários