O monitoramento da Abras – Associação Brasileira de Supermercados apontou que o Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 2,22% em janeiro de 2025, no comparativo com o mesmo mês do ano passado.
De acordo com os dados divulgados pela Abras sobre dezembro, o índice registrou queda de -11,51%, impactado pela sazonalidade de consumo de final do ano.
Todos os indicadores são deflacionados pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
“Enquanto o crescimento do emprego e da renda impulsionou o consumo nos lares, a inflação dos alimentos e bebidas, que avança pelo quinto mês consecutivo, pressiona o poder de compra e exige dos consumidores mais cautela na composição da cesta de abastecimento e uma busca ainda mais intensa por preços competitivos nos supermercados”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
O presidente da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense enfoca a importâncias desses dados monitorados pela Abras. “Sabemos que são diferentes fatores que interferem todo o cenário econômico e por isso, os dados monitorados em âmbito nacional pela Abras são fundamentais”.
Com informações da Abras
0 comentários