A Universidade terá serviços suspensos no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Pela primeira vez desde que o presidente Lula sancionou a Lei Nº 14.759 em dezembro de 2023, a data será comemorada como feriado nacional. As aulas dos cursos de graduação e pós-graduação, o expediente administrativo e os demais serviços oferecidos à comunidade universitária deverão retornar no dia 21 de novembro.
A alteração no Calendário Acadêmico dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS para suspensão das atividades foi realizada por meio da Resolução Nº 326 do Conselho Universitário, disponível abaixo, e pela Portaria Nº 1.335 da Reitoria, que divulga e normatiza os feriados nacionais, estaduais e municipais, além dos pontos facultativos.
A data remete a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores comunidades do Brasil durante o período colonial e um dos símbolos de resistência contra a escravização no país. O dia 20 foi oficializado como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 2011, como uma forma de destacar a importância da cultura afro-brasileira e da luta antirracista, mas não era considerado feriado nacional.
Na UFMS, o Dia da Consciência Negra é celebrado ao longo de todo o mês, por meio do evento Afrocentrismo e os estudos pós-coloniais: possibilidades para a descolonialidade do saber. Com seminários, debates e exposições de bonecas negras em escolas de Campo Grande, a programação é realizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores – Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, como parte da campanha Eu Respeito.
Texto: Thalia Zortéa
0 comentários