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Com Van dos Direitos, Defensoria atende famílias que não conseguem sair do bairro

por | nov 27, 2024 | Últimas notícias

O casamento terminou há quatro anos, mas o sobrenome do ex-marido ainda está nos documentos de Cláudia Maria da Silva, a primeira pessoa a ser atendida pela Van dos Direitos, nesse sábado (23), no mutirão Todos em Ação.

“Não quero passar por uma situação de precisar do meu nome atualizado e não ter. Quero meu nome, novamente”, afirma a assistida.

A notícia dos serviços da Defensoria Pública tão perto de sua casa chegou por meio do carro do som nas ruas do bairro Aero Rancho, onde o evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, aconteceu das 8h às 13h.

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Assistida Cláudia Maria da Silva durante atendimento da Van dos Direitos.

“Fiquei muito feliz quando ouvi porque faz tempo que quero mudar esse documento, mas não consigo ir ao centro [da cidade], minha vida é toda aqui no bairro e o passe do ônibus está caro”, detalha a moradora que diz, ainda, usar aplicativos de transporte apenas quando é uma emergência.

“Veja, eu moro aqui na rua da escola, daqui até o centrão da cidade são 12 quilômetros! Uma fortuna ir de Uber para resolver só uma coisa, eu geralmente espero para ir quando tem muitas coisas, entende?!”, ela afirma ao fazer o cálculo da ‘viagem’ no celular.

O desafio da mobilidade de Cláudia é comentado pelo defensor público Amarildo Cabral, responsável pelos atendimentos do mutirão.

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Defensor público Amarildo Cabral no atendimento da Van dos Direitos, realizado nesse sábado (23).

“A dificuldade dessas pessoas se locomoverem até o centro causa problemas na vida delas, porque muitas questões deixam de ser resolvidas. Então, a Defensoria vem até o bairro e isso facilita para os assistidos e é muito bom vê-los resolvendo várias coisas”, diz o defensor.

Márcia Soares Martins Cardoso soube do atendimento móvel da Defensoria de MS na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli em um aplicativo de mensagens, e organizou a documentação durante a semana para receber orientações de um caso.

“Preciso verificar um pedido de usucapião do imóvel do meu pai. Ele é cadeirante, teve um AVC e não tem condições de ir na Defensoria e nem eu consigo, também. É morador dessa casa 25 anos e fez muitas melhorias nela”, disse a assistida responsável pelos cuidados do idoso.

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Atendimento da Van dos Direitos no mutirão Todos em Ação.

Moradora do Guanandi II, Márcia também aproveitou para ver o andamento do pedido de terapia para a filha de 20 anos, que tem autismo e aguarda atendimento médico pelo SUS. “A fila de espera é grande e lenta. Minha filha precisa muito desse tratamento”, lamenta a mulher.

O mutirão “Todos em Ação” registrou a participação de 300 parceiros e a oferta de diversos serviços públicos, como cursos de culinária, registro de CadÚnico, exames rápidos de saúde, distribuição de mudas e adubos, vacinação antirrábica e vários outros.

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Servidoras da Defensoria Pública de MS no mutirão da Van dos Direitos.

A Van dos Direitos é um projeto da Defensoria de Mato Grosso do Sul que começou a rodar pelo Estado em 7 de julho de 2021, após a chegada de dois veículos viabilizados por meio de acordo de cooperação técnica firmado com o governo federal, e com recursos de emenda parlamentar do então senador Waldemir Moka.

A iniciativa atende os mais diversos públicos que estejam em vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, moradores de zonas rurais e assentamentos, ribeirinhos, quilombolas e povos indígenas. Somente de janeiro a setembro deste ano, mais de 1,2 mil atendimentos foram realizados por meio da Van dos Direitos. A próxima visita da Van dos Direitos já está agendada: será neste sábado, 30 de novembro, no evento Migra-Ação Integração.

Texto: Carla Gavilan 

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