..::data e hora::.. 00:00:00

Campanha Eu Respeito de junho tem como tema o Meio Ambiente

por | jun 2, 2025 | Últimas notícias

Em junho, a campanha Eu Respeito tem como tema o Meio Ambiente e convida a comunidade universitária a participar de ações em todos os câmpus. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Monumento Símbolo será iluminado na cor verde durante todo o mês.

Referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo de acordo com os rankings internacionais UI GreenMetric World University Rankings 2024 e QS World University Ranking – Sustainability 2025, a UFMS promove uma série de atividades em todos os câmpus para fortalecer o compromisso com a preservação dos recursos naturais, a promoção da educação socioambiental e a proteção dos ecossistemas.

A quarta edição da Semana Lixo Zero da UFMS segue até o dia 6, com entrega voluntária de resíduos sólidos, como papel, papelão, vidro, alumínio, plástico, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e baterias, medicamentos vencidos, eletrônicos e embalagens vazias de cosméticos. A programação completa está disponível aqui e inclui palestras e oficinas com diversas temáticas, ações educativas com escolas da rede públicas, trilhas ecológicas, visitas guiadas e técnicas, doação e plantio de mudas, entre outras práticas em todos os câmpus.

Uma das ações de destaque da semana, o Mutirão do Bem – Plogging, será realizada em parceria pelas pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte e de Cidadania e Sustentabilidade, combinando a caminhada e a coleta de resíduos. A atividade está prevista para o dia 1º, no Jardim Universitário, no Câmpus da UFMS de Nova Andradina (CPNA); no dia 3, na Trilha de Educação Ambiental e Saúde do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL); e no dia 5, na Cidade Universitária e no Eco Parque Cacimba da Saúde, em Corumbá. Os Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX) e de Paranaíba (CPar) também promoveram iniciativas similares na última semana de maio.

Logo no início do mês, a formação cidadã e o contato da Universidade com a Educação Básica irão motivar a divulgação do edital de 2025 do projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior, desenvolvido pela Agência de Comunicação Social e Científica e pelo curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. A proposta une a comunicação e a educação para que alunos e professores de escolas públicas e particulares de Campo Grande se apropriem dos meios de comunicação, gerando uma relação mais positiva com essas mídias e os auxiliando a combater à desinformação.

Já em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Universidade promove ações do Junho Prata nos municípios com polos do programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). As atividades começam no dia 4 e têm como foco a saúde, o bem-estar e a conscientização sobre os desafios enfrentados, destacando as violações de direitos e promovendo formas de denunciá-las e combatê-las. Neste ano, a temática será Fortalecendo Laços: saberes e práticas intergeracionais no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas e a programação inclui palestras, rodas de conversa, oficina, dia de beleza e apresentação cultural, além de orientações e atendimentos como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, bioimpedância, atualização de documentos e imunização. A abertura oficial do evento terá a presença da reitora Camila Ítavo; pró-reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol; coordenadora da Unapi, Camila Polisel; representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e autoridades.

O consumo consciente será uma das práticas evidenciadas na campanha Eu Respeito de junho, por meio da 2ª Feira do Rolo, promovida no dia 5 pelo CPar, com o objetivo de facilitar as trocas de diferentes objetos, novos ou usados, como utensílios, roupas e calçados.

Também no dia 5, em virtude da proximidade do inverno e o aumento dos casos de infecção respiratória, a comunidade da Cidade Universitária é convidada a participar de ação de atualização da carteira de vacinação. O serviço de imunização será realizado pela Clínica Escola Integrada, das 18h às 20h, no auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, localizado no setor 3.

De 9 a 13, o Arquivo Central da Universidade promove diversas atividades na 9ª Semana Nacional de Arquivos, com o tema Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade. Na UFMS, serão realizadas visitas ao espaço, jogos sobre preservação documental, debate e gamificação sobre a gestão de riscos de arquivos, mostra de filme e uma Trilha da Memória Ecológica.

Também no dia 9, haverá a cerimônia de entrega dos certificados aos projetos premiados com o Selo ODS Educação em 2022, 2023 e 2024. O selo reconhece as iniciativas que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e integra o programa especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Selo Social e outras organizações da sociedade civil. A solenidade irá destacar 20 ações, como os programas Sou Mulher UFMS, Sou Idoso UFMS e Vem Pra UFMS; eventos como a Semana Lixo Zero, a Semana de Desenvolvimento Profissional, Festival Mais Cultura; entre outras.

A partir do dia 10, estudantes dos cursos de graduação presenciais e a distância, mestrado e doutorado, professores, técnicos-administrativos, diretores de unidades e coordenadores de curso poderão expressar suas opiniões de forma ética, respeitosa e construtiva para a melhoria da Universidade, por meio do avaliação institucional. A participação é voluntária e anônima em siai.ufms.br/avaliacao-institucional.

A conservação dos ecossistemas aquáticos, os impactos das mudanças climáticas sobre os anfíbios e répteis, a biorremediação e a utilização de políticas públicas e da ciência cidadã para apoiar a preservação de espécies são alguns dos temas abordados no Simpósio de Biodiversidade e Conservação, nos dias 10 e 11. O evento irá realizar palestras, mesas-redondas e minicursos voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação na Unidade 2 do CPTL.

Entre os dias 12 e 26, o hábito da leitura entre jovens e idosos será o foco das ações do Projeto Leitura do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul. A iniciativa busca proporcionar trocas de experiências e reflexões a partir de obras literárias, além de incentivar o empréstimo e a doação de livros entre a comunidade universitária. Os encontros serão realizados no Centro de Convivência do Idoso – Conviver, em Chapadão do Sul.

Na Unidade 2 do CPTL, com intuito de incentivar a capacitação profissional, os estudantes poderão participar , no dia 18, do minicurso sobre o software Microsoft Excel, que trará uma experiência básica do programa e falará sobre a importância da ferramenta para o mercado de trabalho.

No dia 25, às 9h (MS), o papel das Universidades e da ciência no enfrentamento das mudanças climáticas será o tema de evento em alusão à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA). A programação da UFMS, em parceria com a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável), terá o apoio da Aliança de Redes Universitárias Ibero-Americanas para a Sustentabilidade e o Meio Ambiente, do Observatório de Sustentabilidade no Ensino Superior da América Latina e do Caribe, do Instituto Selo Social e do Enactus Brasil, além da participação das instituições membros da Rede UniSustentável. A iniciativa, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS, abordará os compromissos, contribuições, desafios e oportunidades para a ciência e academia na construção de soluções sustentáveis para seus territórios, na produção de conhecimento científico e na formação de cidadãos comprometidos com a agenda climática.

Para encerrar a programação de junho da Eu Respeito, servidores, estudantes e a comunidade externa estão convidados para o mutirão de limpeza do Lago do Amor na manhã do dia 28. A ação oferece luvas, água e sacos de lixo para os participantes e incentiva a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, além da importância da participação de todos para a preservação do meio ambiente. Em 2024, foram coletados 168 kg de resíduos sólidos.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito

UFMS inovadora, sustentável e humana.

Texto: Thalia Zortéa

0 comentários