Touro Castilho FIV do Basa, que conquistou o 1º lugar geral, com GPTA Leite de +815 kg
Três touros da bateria de Leite Tropical da Alta figuram entre os dez melhores do ranking nacional, reafirmando o compromisso da Alta com a genética de excelência e com o avanço da pecuária leiteira.
Um novo marco foi alcançado na história do Gir Leiteiro. A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e a Embrapa anunciaram a 1ª Avaliação Genômica de Touros do tradicional Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), um feito que combina quase quatro décadas de seleção criteriosa com a mais moderna tecnologia genética disponível. Desde sua criação, em 1985, o programa vem conduzindo um trabalho pioneiro de avaliação e melhoramento da raça, com mais de 144 mil lactações controladas, de aproximadamente 90 mil vacas, resultando na prova de 658 touros e na consolidação de um dos bancos de dados mais robustos da pecuária leiteira tropical.
Em 2016, a parceria entre ABCGIL e Embrapa avançou com o lançamento do Projeto Genoma, que introduziu a avaliação genômica como ferramenta para identificar, de forma precoce e precisa, os animais de maior potencial genético. A partir daí, o uso de informações genômicas tornou-se obrigatório no ingresso de novos touros, marcando uma nova era de eficiência e acurácia na seleção do Gir Leiteiro.
A Alta Brasil comemora resultados expressivos nessa primeira avaliação genômica, com três touros entre os dez melhores do ranking nacional, reafirmando seu compromisso com a genética de excelência e com o avanço da pecuária tropical. Entre os destaques estão Castilho FIV do Basa, que conquistou o 1º lugar geral, com GPTA Leite de +815 kg, Beta-caseína A2A2 e GPTA IPP de -72 dias. “Filho de Jaguar TE do Gavião na Nilmara FIV do Basa, Castilho representa a união entre alta produção, equilíbrio funcional e genética moderna”, afirma o gerente de Leite Tropical da Alta, Guilherme Marquez.
Em 3º lugar, aparece Koringa FIV TOL, com GPTA Leite de +754 kg, Beta-caseína A2A2 e GPTA IPP de -117 dias. “O Koringa é filho de CA Sansão na recordista mundial Bandeira. Um touro que traduz potência genética e tradição no leite tropical. Ainda, entre os melhores, o touro Lembrete FIV Cal ocupa o 8º lugar, com GPTA Leite de +716 kg, Beta-caseína A2A2 e GPTA IPP de -159 dias, o segundo melhor índice de precocidade sexual entre os avaliados. Filho de Jaguar TE do Gavião na Sovina TE da Cal, Lembrete confirma o equilíbrio entre produtividade e precocidade”, acrescenta Marquez.
Outros nomes da bateria Alta Leite Tropical também figuram entre os melhores da raça, como Camboriú FIV do Basa, Emano FIV Cabo Verde, Imperador FIV Jabaquara, Hemominas da $rs, Cassique FIV Cabo Verde, Alvo FIV Badajós, Mirante FIV BRT e Ringo Rib Grande, consolidando a força e a consistência do trabalho genético desenvolvido pela empresa.
Para o gerente de Leite Tropical da Alta, os resultados reforçam o compromisso da empresa com a ciência e o progresso do Gir Leiteiro. “O avanço genômico é um divisor de águas para o Gir Leiteiro e para a pecuária tropical. Ver nossos touros liderando o ranking nacional mostra que estamos no caminho certo: unindo tecnologia, conhecimento e uma seleção consistente que entrega resultado e produtividade no campo”, afirma Marquez.
Com uma base genética sólida e o uso contínuo de ferramentas avançadas de seleção, a Alta Brasil reforça seu papel de liderança no desenvolvimento da pecuária leiteira tropical, valorizando a genética nacional e impulsionando resultados que ultrapassam fronteiras. Para conhecer toda a bateria de touros da Alta, basta acessar www.altagenetics.com.br ou entrar em contato com a equipe pelo telefone (34) 3318-7777.
Sobre a Alta
A Alta é líder mundial no mercado de melhoramento genético bovino. Com matriz em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países. No Brasil, a Alta mantém escritório administrativo e moderna central de biotecnologia e difusão genética em Uberaba/MG, onde anualmente recebe mais de 12 mil visitantes.
A Alta contribui diariamente com o desenvolvimento da pecuária mundial pela sua estreita relação com o pecuarista, auxílio de profissionais altamente qualificados, modernas instalações e emprego de tecnologias pioneiras e visa melhorar a lucratividade de cada rebanho, por meio da entrega genética de confiança e serviços de manejo com alta qualidade.
Alfapress Comunicações






0 comentários