Com síndrome de Rapunzel, jovem de 17 anos do Oriente Médio chegou ao hospital com fortes dores abdominais, vômitos e dificuldade para engolir qualquer alimento.
Uma adolescente de 17 anos, natural do Oriente Médio, precisou passar por uma cirurgia de emergência após médicos identificarem uma enorme bola de cabelo em seu estômago. O caso raro, conhecido como “síndrome de Rapunzel”, foi relatado em um estudo publicado na revista Journal of Surgical Case Reports por pesquisadores da Arábia Saudita e do Egito.
A jovem procurou atendimento médico com fortes dores abdominais, episódios recorrentes de vômito e dificuldade para engolir alimentos. De acordo com os cuidadores, ela tinha histórico de pica, um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão compulsiva de substâncias que não são alimentos — no caso dela, fios de cabelo.
Veja as fotos
Abrir em tela cheia

Exames mostraram aglomerado de cabelos no estômago e que se estendia até o duodenoDivulgação/Journal of Surgical Case Reports

Divulgação/Journal of Surgical Case Reports


No exame clínico, os médicos perceberam que o abdômen estava inchado e dolorido, além de apresentar uma massa firme ao toque. Exames de imagem confirmaram a suspeita: um grande aglomerado de cabelos ocupava todo o estômago e se estendia até o duodeno, quadro típico da síndrome de Rapunzel.
“Devido ao tamanho, não foi possível remover o material por endoscopia. Foi necessário realizar uma cirurgia aberta sob anestesia geral”, descrevem os autores do estudo. A operação, que durou cerca de três horas, conseguiu extrair a bola de cabelo intacta.
Após o procedimento, a paciente apresentou boa recuperação, recebeu alta hospitalar quatro dias depois e foi encaminhada para acompanhamento psiquiátrico e terapia comportamental, a fim de evitar a reincidência.






0 comentários